Christina Newport, representante da Cruz Vermelha das Ilhas Cook, e Luiza, pesquisadora da RESAMA.

Nos dias 23 e 24 de outubro, a pesquisadora Luiza de Moura Pallone representou a RESAMA na segunda reunião do Comitê Consultivo da Plataforma sobre Deslocamentos por Desastres. O evento aconteceu em Bogis-Bossey, na Suíça, e teve três objetivos centrais:

  1. Revisar o plano de trabalho da Plataforma e fazer um balanço do progresso obtido desde sua criação em 1º de julho de 2016;
  2. Compartilhar e coordenar informações sobre novas iniciativas, identificar oportunidades de colaboração entre os participantes e engaja-los a atuar a nível nacional, regional e global;
  3. Produzir  um rascunho de recomendações para os próximos processos de elaboração de políticas.

Durante os dois dias de conferência, os participantes relataram o trabalho que vêm fazendo em relação aos objetivos da Plataforma, compartilharam os principais desafios confrontados ao longo do último ano e trouxeram recomendações gerais e específicas para cada região.

Susana B. Adamo, pesquisadora do Center for International Earth Science Information Network (CIESIN) de Columbia University, e Luiza, pesquisadora da RESAMA.

A RESAMA contribuiu ativamente durante a reunião, principalmente no Grupo de Trabalho para as Americas, onde pesquisadores, especialistas e profissionais se reuniram para debater questões específicas e potencialidades para promover a proteção de pessoas deslocadas no contexto de desastres na região.

O evento também contou com a participação do cartunista Josh Knowles, que compilou os principais pontos discutidos em um divertido painel gráfico.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s