No dia 16 de agosto, a pesquisadora da Resama Luiza de Moura Pallone participou do evento “Diálogo Mercosul-União Europeia sobre Mudanças Climáticas, Segurança Energética e Alimentar”, realizado na Casa da ONU, em Brasília.
O evento foi organizado pelo Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA), da Fundação Konrad Adenauer (KAS), o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e o Instituto de Pesquisa em Meio Ambiente, Segurança Energética e Desenvolvimento Sustentável (AMENDS), com o apoio da ONU Meio Ambiente e da União Europeia.
O objetivo central foi discutir os impactos das mudanças climáticas para o Mercosul e União Européia, tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e o que eles significam principalmente em termos de segurança alimentar e gerenciamento energético.
As exposições foram divididas em dois painéis. O primeiro focou em Segurança Energética, ODSs e NDCs e contou com a participação de Izabella Teixeira, ex-ministra do meio ambiente e senior fellow do CEBRI, Suzana Kahn Ribeiro, do Painel Brasileiro de Mudanças Climática, e Jefferson Soares, superintendente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Já o segundo abordou os temas de Segurança Alimentar e Financiamento, com falas de Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, Alan Bojanic, diretor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e Annette Killmer, do setor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Para mais informações sobre o evento, clique aqui.