Entre os dias 13 e 14 de outubro, o pesquisador da RESAMA, Diogo Andreola Serraglio, participou do Platform on Disaster Displacement Advisory Committee Workshop, realizado na cidade suíça de Genebra e organizado pela Platform on Disaster Displacement, com o apoio financeiro do governo da Alemanha.
A Platform on Disaster Displacement – composta por um grupo diretivo, um comitê consultivo e uma unidade de coordenação – foi estabelecida em julho deste ano com o intuito de dar continuidade aos trabalhos iniciados pela Iniciativa Nansen e, sobretudo, para promover a implementação das diretrizes que compõem a sua agenda de proteção.
O workshop designou-se como o primeiro encontro realizado pela plataforma, a qual reuniu os membros do seu comitê consultivo para fazer um balanço dos avanços relacionados à efetivação da agenda protetiva da Iniciativa Nansen, assim como para analisar o desenvolvimento de mecanismos que almejam controlar os deslocamentos que decorrem dos efeitos adversos das mudanças climáticas no cenário internacional.
Além do levantamento de questões estratégicas a serem implementadas nos anos de vigência da plataforma, elencaram-se iniciativas que devem ser incluídas no seu plano de trabalho. Nesse contexto, as contribuições trazidas pela RESAMA mostraram-se de suma relevância, uma vez que, a partir da demonstração das práticas regionais, tais como a concessão de vistos temporários em razão de desastres ambientais – os chamados vistos humanitários –, tornou-se possível a inclusão do continente sul-americano como área prioritária de ação.
Após a oportunidade, a RESAMA foi convidada a integrar o quadro de membros que compõem o comitê consultivo da Platform on Disaster Displacement, tendo aceitado o convite para auxiliar no desenvolvimento do plano de trabalho relacionado à América do Sul.
Acesse agenda completa do evento aqui.
Leave a Reply