Fundadora da RESAMA participa de seminário pré COP22 na Argentina

Erika Pires Ramos, fundadora da RESAMA, participou do seminário pré COP22 “Migrações, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas: Perspectivas para a Mobilidade Humana até 2050”, realizado nos dias 5 e 6 de setembro em Buenos Aires, Argentina.

O objetivo central do evento foi analisar a relação entre mudanças climáticas e as migrações de maneira integral e gerar contribuições a serem enviadas à cúpula de partes da COP22.

A abertura do encontro ficou por conta de Jorge Grandi,  Conselheiro de Ciência e Políticas do Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais, que falou da importância dos debates da COP22 e ressaltou que a Convenção para os Refugiados não leva em conta a questão ambiental, sendo fundamental a existência de um instrumento que proteja os migrantes climáticos.

Em seguida, Mohamed Charef, presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos de Agadir (Marrocos), lembrou que, apesar de geralmente se pensar que as migrações ocorrem sempre dos países do sul aos do norte, a realidade é que a maioria dos migrantes se deslocam entre países do próprio sul global.

O representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Amerigo Incalcaterra, e o diretor da Cátedra de Diálogo e Cultura do Encontro, Luis Liberman, também fizeram colocações impactantes, seguidos da primeira sessão do seminário: “Situações e tendências globais da migração ambiental e das mudanças climáticas”, da qual a RESAMA fez parte.

Erika comentou sobre os recentes avanços e boas práticas em escala nacional e regional, abordando temas como a Iniciativa Nansen e a Plataforma sobre Deslocamentos e Desastres, e analisou as demandas e oportunidades a serem exploradas durante a COP22.

Para mais detalhes sobre o evento, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s