Entre os dias 7 e 10 de julho, São Paulo foi palco do VII Fórum Social Mundial das Migrações. O evento ocorreu na Universidade Zumbi dos Palmares e contou com a presença de acadêmicos, ativistas e representantes da sociedade civil de diversos países, com o objetivo de facilitar a articulação das entidades e suas ações concretas no tema das migrações.
A RESAMA contribuiu com duas atividades durante o evento. Os pesquisadores Diogo Andreola Serraglio, Lilian Yamamoto, Ricardo Félix e Rivana Barreto Ricarte de Oliveira organizaram uma mesa redonda com o tema Novos desafios para as migrações internacionais: mudanças climáticas, desastres ambientais e crises humanitárias. A atividade promoveu o intercâmbio de conhecimento e experiências dos países sul-americanos nos temas que permeiam o deslocamento humano induzido pelas mudanças ambientais, com especial enfoque na abordagem da teoria da Sociedade de Risco como parâmetro para as mudanças climáticas e possível gatilho para as migrações ambientais, na contextualização internacional e regional do tema e na migração haitiana para o Brasil por meio dos chamados vistos humanitários.
Outro painel do quarto eixo temático Migração, os direitos da mãe natureza, o clima e as disputas Norte-Sul foi moderado por Ricardo Félix e contou com as palestras das convidadas Susanne Melde (coordenadora do projeto Migração, ambiente e mudança climática: evidências para políticas da Organização Internacional para as Migrações OIM-MECLEP), Paulina Acevedo (jornalista com formação em Direitos Humanos, autora do livro Desplazamiento Ambiental, Globalización y Cambio Climático: Una mirada desde los Derechos Humanos y de los Pueblos Indígenas – 2014) e Sabrina Haboba (cientista política e assessora da Secretaria de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores Autônoma da Argentina CTA-Autônoma).
O declaração final do Fórum pode ser encontrada aqui.
Leave a Reply