RESAMA participa de debate em Paris sobre refugiados climáticos promovido pela ong CIMADE

A equipe da revista francesa Causes Communes, publicada pela ONG CIMADE, que trabalha com o tema da imigração e a proteção dos direitos dos imigrantes, organizou um debate no último dia 23 sobre o tema dos refugiados climáticos, visando discutir qual proteção e qual estatuto são os mais adequados para esta categoria de migrantes.

O debate, que serviu de base para a publicação de um número especial da revista Causes Communes sobre o tema dos refugiados climáticos, foi realizado em Paris na Biblioteca Václav Havel, local emblemático na proteção dos refugiados e ponto de encontro dos mesmos.

A RESAMA foi representada no debate por Fernanda de Salles Cavedon Capdeville, que discutiu o tema com a doutoranda Emnet Gebre, da Universidade Toulouse 1 Capitole. Entre as questões principais do debate destacaram-se as interrogações quanto à possibilidade de isolar o fenômeno das migrações ambientais, quais instrumentos jurídicos podem promover a proteção destas pessoas, a necessidade de se criar um estatuto específico de deslocado ambiental e a possibilidade de se inserir a proteção desta categoria migratória no regime de proteção de refugiados da Convenção de Genebra ou no marco jurídico das mudanças climáticas.

A RESAMA manifestou-se sobre a inadequação das propostas de emenda ou protocolo à Convenção de Genebra ou da regulamentação do tema no âmbito do marco jurídico do clima, defendendo a necessidade de adoção de um marco jurídico especifico que reconheça o estatuto de deslocado ambiental e permita a integral proteção das pessoas deslocadas por causas ambientais.

01

Um resumo do debate foi publicado na revista Causes Communes, que pode ser encontrada aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s